Niterói a cidade do audiovisual e da criatividade

A cidade de Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro, vem buscando se tornar um ponto de referência quando o assunto é design, criatividade e principalmente o audiovisual. Vamos aprofundar no blog a importância de tais investimentos e como acreditamos que aprofundar essa política é fundamental para a nossa cidade e para outras no Brasil.

Nós do Fazimento Estúdio ficamos confortáveis em discutir tal assunto, já que além de moradores da cidade a décadas somos uma empresa local que acredita em toda a cadeia da criatividade para um desenvolvimento econômico sustentável da região.

Estratégia de desenvolvimento

A política da cidade em tentar desenvolver mais o setor audiovisual é uma boa estratégia para fomentar a economia local. Sendo assim, a cidade consegue ir além do incentivo ao turismo, impostos imobiliários e dependência de royalties do petróleo, como forma de geração de recursos.

Cidades como Niterói devem buscar de forma constante se atualizar em formas de estimular a economia, não ficando na dependência de setores que podem sofrer mudanças econômicas.

Uma das principais ações dessa ação da cidade foi criar uma linha de investimento no valor de R$ 1 milhão, para produções estrangeiras que queiram filmar em Niterói. Para mais informações de verbas adicionais e editais segue os links:

“O programa Niterói Cidade do Audiovisual contribui não apenas para o desenvolvimento nesse setor, mas em outras atividades econômicas importantes para a cidade, como o turismo, além de incentivar a geração de empregos e riqueza”. Prefeito Rodrigo Neves

Niterói a cidade da criatividade

Além dos investimentos programados, a cidade traz diversos profissionais e entusiastas da criatividade prontos para ajudar a economia da região. Dessa forma, fica claro que existe potencial para um grande desenvolvimento criativo que engloba todas as áreas. Vamos enumerar alguns movimentos e profissionais da cidade. Sendo assim, descubram pessoas que ajudam estimulando, inspirando, educando e oferecendo serviços por toda a Niterói.

  • Curso Animator – O Curso Animator ensina desenho, pintura, animação 2d, stop-motion, robótica, ilustração.
  • Hugo Mouto – Um artista visual e de design incrível. Conheçam o portfólio desse profissional super bacana da cidade.
  • A Cria Coletiva – Plataforma de incentivo e criação de ensino acessível na área criativa.
  • Instituto Aldeia – O Instituto Aldeia é o 1º hub educacional da cidade de Niterói. Que oferece diversos cursos e encontros de profissionais da área criativa de Niterói.
  • Bem TV – A Bem TV é uma organização civil sem fins lucrativos que trabalha a comunicação e a educação para comprometer jovens com a construção de uma sociedade solidária.
  • David Arrais – Fotógrafo de excelência que oferece serviços criativos de fotografia focado em moda, institucional e para a família.
  • Thais Leal – Ilustradora e animadora, trabalha como instrutora de desenho, pintura e animação no Curso Animator.
  • Clara Gavilan – Clara Gavilan é uma ilustradora niteroiense especializada em ilustração editorial, além de oferecer cursos de capacitação na área.
  • Inspira Design – Esse é um evento organizado por alunos do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal Fluminense (UFF). Seu objetivo é a discussão do design e suas práticas, tendo diferentes focos e se complementando a cada ano.

É fundamental ampliar o investimento no setor da criatividade

Dessa forma, fica claro que o aumento e expansão de investimentos no setor de criatividade é muito importante para o futuro de diversas cidades. Acreditamos que Niterói fez um movimento adequado, contudo é necessário aumentar o estímulo para o desenvolvimento do setor. Uma região como a nossa com uma grande gama de profissionais e necessidade precisa fazer parte dessa transformação do mundo. Nós como empresa criativa esperamos fazer parte desse movimento e ajudar a criar conexões e serviços para toda a sociedade.

Share Post :

More Posts

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!